Belíssimo cenário de xadrez no Memorial Gashimov e um feito raro: Carlsen é derrotado! Caruana foi o autor da façanha! (Foto: Chessbase) |
Reparem bem nos resultados da 4ª rodada do Memorial Gashimov, realizada hoje:
É estranho ver que Carlsen foi o "último lugar" da rodada, não acham? Já nos acostumamos a vê-lo dominar os acontecimentos nos torneios em que participa e quando lhe surge um revés assim, a notícia surpreende o planeta xadrez!
Hoje o algoz do campeão do mundo foi o italiano Fabiano Caruana, que, jogando de brancas, não se intimidou ante a badalada Variante Berlim da Ruy Lopes.
Em novembro passado, registramos aqui a opinião do GM brasileiro Gilberto Milos, segundo a qual existe no xadrez de elite uma grande dificuldade para superar essa linha de jogo, para o primeiro jogador.
Digamos que Caruana desta vez resolveu encarar o desafio e mostrou competência para triunfar num final típico dessa variante, sem damas, mas que contou com um estranho e inusual descuido de Carlsen no lance 24. A partir daí o italiano se impôs firmemente, não deixando margem para as tentativas do campeão mundial de complicar a partida, após forçar a abertura da posição, para tentar contra-jogo com seu par de bispos.
Bela vitória de Caruana, que passou a dividir a liderança com o próprio Carlsen, fazendo o norueguês ver o seu Elo vivo decrescer pela primeira vez no torneio. Os resultados de hoje certamente serviram para acirrar em muito a disputa! O que virá pela frente? Como reagirá Carlsen após essa derrota. Amanhã teremos mais um capítulo dessa animada história.
Tabelas do Chessbase |
Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons