O Potiguar Neri Silveira, campeão brasileiro e panamericano de sênior 2013 |
Terminou na manhã deste domingo, em Natal (RN), o Panamericano de Sênior de Xadrez. O campeão foi o potiguar Neri Silveira, vencendo cinco partidas e empatando duas. Neri era o melhor pré-rankeado da prova e confirmou seu favoritismo com uma bela campanha, tendo enfrentado os principais nomes do torneio e garantindo o primeiro lugar isolado, com 6 pontos em 7 possíveis.
Além do título internacional, o forte enxadrista do Rio Grande do Norte sagrou-se também campeão brasileiro de sênior, posto que o campeonato acumulou as duas disputas, o panamericano e o nacional da categoria. Com a conquista, Neri ganhou 1.200 reais de premiação, além do Troféu Luís Macedo, o grande homenageado do evento, que também participou do torneio. O campeão está também classificado para o mundial de sênior do próximo ano, recebendo incentivos da CBX para sua participação.
Abaixo, divulgamos algumas fotos (do site oficial) e a classificação final do torneio, que contou com a presença de 4 paraibanos, tendo o atual campeão paraibano, Francisco Dantas, alcançado a melhor posição dentre eles, num honroso 4º lugar. Destaque também para a participação de Fernando Melo, baluarte do xadrez paraibano, que deu uma trégua no seu "adeus às peças" para prestigiar o Paladino do Nordeste, Luís Macedo. Completando o time de conterrâneos, estiveram no Pan, Petrov Baltar e Dácio Gonçalves, atual presidente da FPbX.
Nossos parabéns, então, ao campeão Neri Silveira e, especialmente, a Luís Macedo, nonagenário que orgulha a imensa comunidade enxadrística brasileira, por seu eterno amor pelo nobre jogo! Salve Luís Macedo!
Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons